Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Multivendor (TPM)

Se você está procurando um serviço de suporte integrado que possa acomodar o design exclusivo e a escalada de sua infraestrutura de TI, ter acesso a uma opção alternativa aos pacotes de suporte básico dos fabricantes de equipamentos originais pode ser a sua melhor opção! Para isso, adquirir um serviço de Manutenção Multivendor (ou TPM) se torna uma estratégia verdadeiramente eficaz, quando falamos da eficiência.

Para que você entenda melhor os benefícios dessa prática, iremos analisar minuciosamente como a manutenção multivendor pode ser devidamente aplicada ao seu negócio. Continue a leitura!

Quais são os tipos de serviços incluídos na Manutenção Multivendor?

A manutenção multivendor é uma categoria de serviços referente ao suporte do sistema oferecido por um provedor de serviços terceirizado, além das fronteiras dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs). Um exemplo que podemos citar sobre a manutenção multivendor é quando uma empresa contrata um serviço independente, para monitoramento de sistemas de TI, além do escopo dos fabricantes de equipamentos da organização.

Uma grande variedade de áreas são cobertas pela manutenção multivendor dentro do setor de TI. Dependendo do alcance ou escopo do serviço que você deseja contratar, também pode ser incluído um ou mais dos seguintes benefícios:

  1. Serviço de monitoramento

Para evitar longos períodos de inatividade de um sistema, é muito importante que um serviço de monitoramento seja implementado para evitar maiores problemas. Como dito no texto NOC e sua importância para a disponibilidade de seu sistema, “os Network Operations Centers (NOCs) são centros a partir dos quais uma organização suporta sua rede de computadores e infraestrutura de telecomunicações, detecta e resolve incidentes de infraestrutura de TI e, finalmente, garante a disponibilidade do Data Center.” O objetivo é manter a disponibilidade da rede e do Data Center 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  1. Suporte por telefone

O serviço de Manutenção Multivendor pode oferecer suporte pontuais sem muita criticidade por telefone para contratempos, como: resolução de problemas do computador, atualizações de sistema, remoção de vírus, proteção de firewall e outros assuntos relacionados a TI . 

  1. Suporte técnico remoto

Semelhante ao suporte por telefone, o suporte online é uma opção econômica para empresas de pequeno, médio e grande porte, que precisam de assistência com questões relacionadas aos equipamentos. Uma empresa pode contratar os serviços de um provedor de Manutenção Multivendor quando chegar a hora de aumentar, diminuir ou implantar uma nova infraestrutura de computação a nível local ou internacional.

  1. Suporte ao sistema operacional

Quando houver a necessidade de realizar uma atualização para o seu sistema operacional, um serviço terceirizado pode ajudá-lo a garantir uma transição tranquila. Para empresas menores, isso pode economizar muito tempo, já que as implementações às vezes podem levar mais de uma semana para serem concluídas, em grandes empresas com dispositivos de compatibilidade variável. Quando você muda para um sistema operacional concorrente, este tipo de Manutenção Multivendor também pode ser útil. 

  1. Assistência na infraestrutura organizacional

Alguns serviços de manutenção multivendor oferecem suporte e assistência sobre vários aspectos de infraestrutura e uso de equipamentos. As empresas podem contratar este tipo de serviço para obter auxílio a respeito de como elaborar os detalhes necessários, para obter o máximo de benefícios no local onde será realizada a instalação.

  1. Estratégias de gerenciamento de custos

Este tipo de serviço é uma excelente alternativa para auxiliar as empresas em diversas áreas, poupando um tempo valioso com questões relacionadas à infraestrutura, a um custo bem menor. É importante observar que, com a Manutenção Multivendor, sua empresa mantém o controle total de seu próprio data center, enquanto se beneficia do suporte qualificado, certificado e independente provenientes da terceirização.

Que tipos de negócios usam Manutenção Multivendor?

As vantagens que a Manutenção Multivendor proporciona são excelentes para empresas de todos os tamanhos. Para as pequenas empresas, torna a expansão mais gerenciável e acessível. Para as empresas de nível internacional, auxilia na redução das despesas gerais e aumenta as margens de lucro. Como tal, este serviço é utilizado por uma ampla lista de entidades de diversos setores, que podemos dividir nas seguintes categorias:

  1. Pequenas empresas

Os serviços de Manutenção Multivendor são a opção perfeita para pequenas empresas que precisam economizar com o suporte de TI. Se você está começando na jornada de se expandir como empresa, pode reduzir significativamente suas despesas, contratando um provedor de Manutenção Multivendor para auxiliá-lo com todos os seus problemas que englobam desde atualizações de sistema, a integração e reparos de dispositivos, pois ficam incluídas na manutenção. 

  1. Empresas que estão em expansão

Se a sua empresa está passando por este processo, os seus custos de serviço de TI podem aumentar conforme forem adicionados mais equipamentos de fabricantes variados. À medida que você inicia com o processo de abrir novos locais em diferentes estados e países, pode acabar com dezenas de OEMs, com cada um cobrando altas taxas de suporte de serviço, de acordo com o aumento dos números de locais operacionais.

Um serviço de Manutenção Multivendor pode auxiliar a expandir a escalada de suas operações nas linhas estaduais, regionais e nacionais. Enquanto ocorre a atualização do seu sistema e a conexão de sua equipe internacional a uma rede de nuvem centralizada, estes serviços o ajudarão a implementar as melhorias necessárias e lidar com os aspectos mais complicados de atualização e integração.

  1. Agências e Organizações

Para as organizações que trabalham com bancos de dados confidenciais, adquirir um serviço de Manutenção Multivendor torna possível aumentar a segurança do sistema, delegando a um único grupo de funcionários confiáveis a execução deste serviço. Por este motivo, toda vez que for necessária a instalação de um firewall ou software antivírus em um sistema, através de um arsenal de dispositivos, e graças à experiência diversificada de especialistas em Manutenção Multivendor, a implementação pode ser conduzida de forma instantânea e continuamente.

  1. Grandes corporações

Se torna muito complexo para as grandes corporações gerenciarem uma infraestrutura de computação, especialmente quando se tem sedes em diferentes cidades do mundo. Com o crescimento de uma empresa, é provável que os custos para montar uma boa infraestrutura de TI cresçam de maneira desgovernada, à medida que diferentes peças de diferentes fabricantes são adicionadas. Se um pacote de serviços OEM for mantido para cada uma dessas compras, uma empresa pode acumular centenas de milhares de dólares em despesas anuais de TI.

No momento de implementar uma atualização do sistema ou instalar um patch de segurança, a tarefa precisa ser executada por uma equipe unificada com ampla experiência anterior e um vasto conhecimento de uma variedade de equipamentos de computação. Quando se trata de suporte de TI em escala nacional e internacional, os serviços de Manutenção Multivendor se tornam a opção preferida adotada por algumas das maiores corporações do mundo. 

Como o TPM se aplica quando falamos de equipamentos?

Além dos tipos de empresas que utilizam este serviço, podemos abordar um pouco sobre como a Manutenção Multivendor pode auxiliar com o seu equipamento de computação. Se forem incluídos produtos de vários fabricantes, é uma das escolhas mais práticas e econômicas que podem ser feitas, especialmente para benefícios nas seguintes áreas:

  1. Escolhas de hardware

Os provedores de Manutenção Multivendor são neutros quando se trata da compra de hardware para empresas dos seus clientes. Quando você contrata esses especialistas para ir à sua sede e examinar o equipamento, eles não empurram uma marca sobre a outra, nem tentam direcionar para um determinado fabricante. O trabalho do técnico de serviço terceirizado é examinar o que você tem e oferecer soluções para a operacionalidade do sistema de maneira efetiva.

  1. Manuseio dos equipamentos

Especialistas em Manutenção Multivendor trabalham com diferentes tipos de equipamentos de diversos fabricantes. Enquanto algumas empresas usam os mesmos equipamentos a anos, outras se atualizam frequentemente. Independentemente disso, especialistas em Manutenção Multivendor podem encontrar rapidamente soluções pertinentes até mesmo para as configurações que estejam mais fora do padrão.

  1. Integrar equipamentos de vários fabricantes

Algumas empresas coletam equipamentos de computação por longos períodos de fabricantes variados, tanto nacionais quanto internacionais. Se você tiver um sistema de computação que consiste em componentes fabricados nos EUA, Japão e Europa, com um provedor de Manutenção Multivendor, os técnicos que irão lidar com o seu departamento de TI saberão como integrar sistemas compostos por peças feitas em diferentes partes do mundo.

  1. Implementação perfeita de atualizações de sistema e patches de segurança

Para a maioria das empresas com redes de computadores que armazenam informações de alta segurança, as atualizações anuais do sistema são essenciais. Para se resguardar, também é crucial atualizar patches de segurança e realizar upgrades em programas de antivírus periodicamente. Com um serviço de Manutenção Multivendor, essas atualizações podem ser realizadas com agilidade, permitindo que sua empresa mantenha a rotina de serviços sem interrupções inesperadas..

A Manutenção Multivendor é adequada para o meu negócio?

Aqui chegamos a uma pergunta crucial. Pois esta é uma dúvida muito comum entre as empresas,quando escutam sobre a Manutenção Multivendor pela primeira vez. A resposta é sim, se você deseja economizar dinheiro, consolidar o seu suporte de serviço e prolongar a vida útil de seu equipamento. Mas para que não restem dúvidas, vamos ressaltar novamente alguns pontos importantes:

  1. Economize dinheiro

Os serviços de Manutenção Multivendor são mais econômicos e geralmente oferecem ajuda com uma vasta gama de marcas e modelos em um sistema de TI.  Se assim como acontece com muitas empresas, o seu arsenal de computação consiste em dispositivos de diferentes gerações e fornecedores, a Manutenção Multivendor pode oferecer uma forma mais completa e integrada de assistência técnica. Com este serviço, você pode estender a vida útil de seu equipamento de TI e aumentar o retorno sobre o seu investimento.

  1. Suporte simplificado

Com a Manutenção Multivendor, você pode obter suporte de uma única fonte de serviços. Sendo especialmente vantajoso caso o seu arsenal de TI consista em várias máquinas adquiridas ao longo dos anos, de fabricantes diferentes. A maioria dos provedores de Manutenção Multivendor oferecem opções de serviço personalizadas que você pode escolher para se adequar à escala e ao projeto de sua operação.

  1. Disponibilidade

Os provedores de Manutenção Multivendor geralmente fornecem peças de reposição para uma variedade de marcas e modelos em um sistema de TI. Devido ao grande volume de sistemas que atendem, os fornecedores geralmente possuem acesso a uma gama mais ampla de peças. Mesmo quando uma peça está fora de estoque, o serviço terceirizado geralmente sabe com quem entrar em contato para obter essa peça de um estoque e entregá-la a você.

  1. Prolongar a vida útil do seu equipamento

Os fornecedores de Manutenção Multivendor podem estender a vida e a operabilidade do equipamento que se tornaria inutilizável devido a problemas de compatibilidade com sistemas mais novos. Se você deseja atualizar o seu equipamento lentamente e continuar a usar alguns dispositivos mais antigos, um provedor de Manutenção Multivendor pode lhe oferecer esta alternativa. Você receberá a ajuda necessária para atualizar as partes do sistema que podem aceitar novas gerações de software. Ao mesmo tempo, eles o auxiliarão a encontrar maneiras de incorporar dispositivos mais antigos em seu sistema atualizado.

Até aqui, mostramos a você inúmeras vantagens de adquirir o TPM e o que ela te oferece em se tratando de economia, suporte e manutenção em diversos setores de sua empresa. Fale com a OTG e descubra como implementar esta alternativa pois pode ser a solução que você estava procurando!