Tudo o que você precisa saber antes de adotar uma estratégia Multicloud

Atualmente vivemos em um momento onde as empresas que adotam estratégias de multicloud que fazem uso de serviços de nuvem pública, privada e híbrida. As empresas, especialmente as indústrias e corporativas, podem utilizar a estratégia de multicloud como um investimento inteligente, aproveitando os benefícios de seu desempenho sob demanda e infraestrutura virtual.

As empresas podem adotar uma estratégia de multicloud para adquirir uma distribuição ideal de aplicativos nos ambientes de hospedagem em nuvem. Com uma estratégia de multicloud, as empresas podem ter acesso a várias opções, como termos e condições favoráveis ​​do Contrato de Nível de Serviço, capacidade personalizável, termos de custo e muito mais.

Uma estratégia para multicloud tem como objetivo adotar um mix de serviços IAAS e PaaS de vários provedores de nuvem e compartilhar cargas de trabalho entre cada um desses serviços, que são confiáveis, seguros, flexíveis e, é claro, econômicos.

Como as empresas podem tomar uma decisão de adoção de multicloud?

As decisões de adoção de multicloud são baseadas em três considerações principais:

Fornecimento – A agilidade pode ser aprimorada e as features podem ser avaliadas conforme a necessidade de seu sistema, e se criar uma redundância a fim de evitar a indisponibilidade do serviço. Essa decisão pode ser orientada por fatores como desempenho, segurança de dados, disponibilidade, requisitos regulatórios e assim por diante.

Arquitetura – a arquitetura é um dos principais determinantes da decisão, pois muitos aplicativos funcionam apenas em algumas estruturas, que podem ser específicas de apenas um provedor de nuvem. 

Governança – As empresas agora podem padronizar políticas, procedimentos, processos e até compartilhar ferramentas que podem permitir a governança de custos. Ao adotar serviços de vários provedores de nuvem, as empresas podem garantir controle operacional, unificar processos administrativos e monitorar seus sistemas de TI com mais eficiência. 

A melhora na recuperação de desastres e migração mais fácil são os outros benefícios que levam as empresas a adotar estratégias de multicloud.

Confira abaixo as 5 principais razões para você adotar a estratégia multicloud para seu negócio!

1 – Capacidade de encontrar os melhores provedores por categoria

As empresas podem contratar os melhores provedores de hospedagem em nuvem da categoria para cada tarefa que melhor atenda aos seus requisitos. Em uma pesquisa recente da Gartner, 81% dos participantes disseram que a abordagem de multicloud se mostrou benéfica para eles. As empresas são livres para tomar suas decisões com base nos fatores de fornecimento, arquitetura e governança, conforme também mencionado no artigo: Por que empresas estão optando por estratégia de multicloud?

2 – Flexibilidade e escalabilidade

Com uma adoção competente de multicloud, as empresas agora podem aumentar ou diminuir o armazenamento com base em seus requisitos. Um ambiente de multicloud é o local perfeito para o armazenamento de dados com automação adequada e sincronização em tempo real. Com base nos requisitos de segmentos de dados individuais, as empresas podem usufruir de vários fornecedores de nuvem.

3 – Melhoria do desempenho da rede

Com uma interconexão de multicloud, as empresas agora podem criar infraestruturas de alta velocidade e baixa latência. Isso ajuda a reduzir os custos associados à integração de nuvens com o sistema de TI existente. Quando as empresas estendem suas redes a vários provedores dessa maneira, é assegurada a proximidade e são estabelecidas conexões de baixa latência que, por sua vez, melhoram o tempo de resposta do aplicativo e proporcionam ao usuário uma melhor experiência.

4 – Gerenciamento de risco aprimorado

O gerenciamento de riscos é uma grande vantagem que as estratégias de múltiplas nuvens podem fornecer às empresas. Por exemplo, considere o caso em que um fornecedor tem um colapso na infraestrutura ou um ataque. Um usuário de multicloud pode reduzir o risco mudando para outro provedor de serviços ou faça backup ou uma nuvem privada imediatamente. A adoção de sistemas independentes e redundantes que fornecem recursos robustos de autenticação, testes de vulnerabilidades e consolidação de ativos de API garantem o gerenciamento adequado dos riscos.

5 – Preços competitivos

As empresas podem escolher entre os fornecedores e selecionar o mais adequado com base em suas ofertas, como contratos ajustáveis, esquemas de pagamento flexíveis, capacidade de personalizar e muitos outros recursos.

No quadro geral, é muito importante que a gerência se envolva ativamente na execução de todos os planos e seja capaz de mudar de tática conforme as circunstâncias mudam. Empresas como a OTG podem te ajudar com isso.

A OTG é uma aliada do seu departamento. Ela estará ao seu lado nesse momento de crise e de transição e será responsável por manter seu sistema disponível enquanto você foca em seus projetos relevantes e na saúde de seus colaboradores.

Para saber mais sobre a adoção de uma estratégia eficaz para multicloud e os benefícios que ela oferece, converse com um especialista OTG!