Terceirização de serviços ou Contratação direta: Qual é a melhor opção para a sua empresa?

“Contratar ou terceirizar os profissionais?” Essa dúvida surge diante da procura de um mecanismo eficaz, que realmente representa desenvolvimento para uma empresa que está passando por reestruturação, organizando os setores e definindo seus projetos.

Todo o planejamento de estratégias que auxiliem na decisão de qual caminho a empresa deve seguir, precisa ser feito com muito cuidado. Pois nem sempre os métodos convencionais significam a melhor opção para os planos da empresa. Já a terceirização de serviços (ou outsourcing) vem crescendo bastante nos últimos tempos, devido aos custos menores, facilidade de comunicação e entrega significativa das demandas de trabalho.

Iremos trazer neste texto algumas informações que podem ser cruciais para o esclarecimento de suas dúvidas, quanto a escolha de qual método seria mais vantajoso para o seu negócio. 

Entendendo as vantagens e desvantagens de cada processo

Mesmo sendo o modelo mais utilizado para angariar novos profissionais, a contratação direta envolve uma série de processos que são complexos, assim gerando um alto custo para a empresa, diferente da terceirização. Porém, existem diversos benefícios também, como podemos conferir a seguir.

Vínculo empregatício

Proporcionado pela contratação direta de um profissional, pode significar uma vantagem para ambos os lados. Enquanto a organização conta com um funcionário disposto a colaborar nas estratégias e resultados, ele se sente muito mais motivado na função.

Assim sendo, o vínculo empregatício direto de um funcionário deve ser escolhido pela empresa nos casos em que ela precisa, necessariamente, de alguém qualificado para ficar no quadro de colaboradores por um longo período.

Porém, nem sempre esse tipo de contratação significa que o profissional está preparado para assumir todas as responsabilidades do cargo. A empresa pode oferecer treinamentos para capacitar o funcionário, com o resultado do investimento ocorrendo a longo prazo.

Como resultado, uma das principais vantagens proporcionadas por esse modelo de contratação é a segurança obtida pela empresa. Nesse caso, o funcionário se adapta mais facilmente às normas da organização, gerando bons resultados.

Entre as desvantagens, encontra-se uma menor flexibilidade para a empresa, já que o vínculo empregatício, tanto no momento de abertura quanto no encerramento da vaga, exigirá atividades bastante burocráticas, aumentando os custos e gastos da organização.

Terceirização

A escolha pela terceirização significa uma maior flexibilidade para a empresa, principalmente no que diz respeito ao trabalho da equipe e um tempo menor de espera sobre as demandas necessárias.

Desse modo, uma das vantagens mais perceptíveis é a assertividade na contratação,  a capacitação e desenvolvimento do profissional por uma empresa de tecnologia. Além de gerar melhores oportunidades de negócio e estratégia, os recursos podem ser utilizados em outras áreas.

A flexibilidade do modelo de terceirização possibilita que a empresa se dedique mais rapidamente às demandas exigidas pelo mercado, facilitando a entrega de melhores resultados.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados, como a questão do engajamento dos profissionais e o controle das atividades. As estratégias devem ser bem realizadas, evitando a diminuição das entregas de demanda e, consequentemente, o surgimento de erros.

Terceirização ou contratação: qual escolher?

O modelo tradicional de contratação pode ser uma boa escolha, apesar da menor flexibilidade e do maior custo. Já a terceirização pode oferecer ganhos, no sentido de potencializar os resultados com maior flexibilidade de trabalho, sem altos gastos para aumentar o time de profissionais e o cumprimento de demandas.

Optar por uma unificação dos dois modelos pode ser uma boa saída também, lembrando que esta opção deve atender às necessidades das estratégias montadas para a sua empresa, estando de acordo com os objetivos traçados.

Se o assunto sobre as vantagens e desvantagens sobre a terceirização e o vínculo empregatício chamou sua atenção, e caso tenha maiores dúvidas sobre o tema, nos envie uma mensagem para a OTG! 

Precisa de ajuda?
Nos envie uma mensagem!

Contato