Saiba como a Gestão de crise em TI pode ajudar em sua carreira!

Man working on a laptop in a coffee shop

O ambiente corporativo está em constante mudança. Como resultado, os profissionais de TI precisam estar cientes de como suas responsabilidades podem mudar com base nas necessidades das organizações. Se você é um profissional de TI procurando uma maneira de se destacar de outros candidatos, desenvolver suas habilidades em Gestão de crise em TI, pode ajudar sua carreira a passar para o próximo nível!

A capacidade de gerenciar eventos inesperados é uma parte essencial das responsabilidades de qualquer Gestor de TI, e sabemos que eles vão acontecer! Possuir conhecimento e experiência em gestão de crise em ti, seja em disponibilidade de serviços, incidentes de segurança ou infraestrutura o posicionará para o sucesso em quaisquer ambientes.

Pense na seguinte situação: qual a sua primeira ação, caso o datacenter da sua empresa fique indisponível? Ou algum serviço crítico para as operações?? E se a intranet for infectada por um malware? Estes são exemplos de gerenciamento de crises de TI, e são cenários que acontecem  com qualquer organização, mesmo as mais preparadas. Por este motivo, uma pequena falha de TI pode levar a perdas de produtividade, desconfiança do cliente e prejudicar a reputação no mercado.

Assim, o tratamento eficaz de uma crise de TI é essencial não apenas para mitigar os danos, mas também para identificar a fonte de problemas recorrentes e evitar que voltem a ocorrer.

Por que a gestão de crise em TI é importante?

Uma crise geralmente é repentina e inesperada, mas também pode ser algo para o qual você tem se preparado. Com as habilidades e conhecimentos adequados, é possível tanto evitar a ocorrência de crises, como se recuperar rapidamente quando elas ocorrem.

Se a sua equipe não estiver preparada, ela pode ter um impacto definitivo em seus negócios, causando consequências negativas, incluindo interrupções nas operações de sua organização.

Portanto, é preciso elaborar um plano eficaz de gerenciamento de crises e continuidade de negócios.

Conheça as vulnerabilidades e riscos de sua organização

Cada área é diferente, e cada organização tem seu próprio conjunto de criticidade, vulnerabilidades e riscos. 

Para determinar quais deles são mais importantes, é necessário compreender de maneira minuciosa como são realizadas as operações de TI, e usar essas informações para criar uma avaliação de risco.

Mapear as dificuldades de sua empresa para que possa identificar áreas de melhoria a fim de gerenciar corretamente uma possível crise de TI, é o primeiro passo.

Desenvolver um sólido plano de comunicação

A comunicação é um elemento crítico de qualquer plano eficaz de gerenciamento de crise. 

Nesses casos, você deve notificar imediatamente aqueles que precisam saber e determinar quais são as próximas ações que serão executadas pela sua equipe de TI e envolver a área de Negócios.

Cuide da continuidade dos negócios enquanto gerencia a crise

Uma das partes mais importantes de um plano eficaz de gerenciamento de crises é ter um sólido plano de continuidade de negócios em vigor. Esse plano deve ser projetado minuciosamente para guiar sua equipe em qualquer interrupção inesperada nas operações.

Assim sendo, é possível minimizar o impacto do evento seguindo as etapas delineadas em seu plano de continuidade. E assim que a crise estiver sob controle, você poderá usar o mesmo plano para orientar a equipe no processo de recuperação.

Esteja preparado para responder rapidamente

Na gestão de crise em ti, o tempo é essencial. Você deve ter um processo claro e definido de como responder a uma interrupção ou quebra de segurança, e esse processo deve ser praticado para que todos estejam familiarizados com ele.

Uma boa resposta deve incluir não apenas a correção do problema imediato, mas também tomar as medidas necessárias para evitar que ele ocorra novamente. Isso o ajudará a evitar criar a impressão de que sua empresa não está à altura da tarefa de gerenciar sua tecnologia, e também pode ajudá-lo a identificar a causa subjacente do problema.

Identifique a origem do problema

Uma vez que a crise imediata tenha sido resolvida, deve-se investigar a causa raiz do problema, o que pode ajudá-lo a evitar que problemas semelhantes ocorram novamente, e também fornece uma visão de como sua organização está operando, e se ela possui alguns problemas estruturais.

Desse modo, uma investigação pode ser conduzida de várias maneiras. 

Você pode decidir usar um processo estruturado, tal como uma análise da causa raiz (RCA), que vai ajudá-lo a identificar e analisar os fatores que contribuíram para o problema. 

Outra opção é conduzir uma auditoria que procure indicadores comuns de problemas, tais como tempo de inatividade excessivo ou acesso não autorizado.

Recomendar correções de curto e de longo prazo

Uma vez identificada a origem do problema e as razões por trás dele, você deve propor correções de curto prazo para resolver as questões imediatas, bem como soluções de longo prazo para evitar que elas se repitam.

Também é importante permanecer flexível. Estar pronto para responder a quaisquer novos desafios que surjam como resultado da crise. Colaborar com colegas e membros da equipe também é necessário. Será preciso trabalhar bem com os outros para que possam resolver os desafios juntos.

Aproveite todas as oportunidades

Ao trabalhar em uma crise no setor de TI, possivelmente será necessário aprender novas habilidades ou adquirir novos conhecimentos. Se for o caso, isso deve ser visto como uma oportunidade para avançar na sua carreira. 

Como? Tomando a simples iniciativa de aprender pode torná-lo mais eficaz em seu trabalho e mais valioso para sua empresa.

Como a gestão de crise em ti pode impulsionar sua carreira?

No clima comercial atual, as empresas precisam ficar constantemente preparadas para o inesperado. Isso exige que os departamentos de TI se planejem proativamente para o pior cenário possível.

Desse modo, é extremamente importante ser capaz de administrar uma crise de TI de forma eficaz e minimizar seu impacto sobre os negócios. É preciso construir uma visão de como é trabalhar em TI durante uma crise, e a importância de permanecer calmo, comunicar-se efetivamente e desenvolver “hard skills”, como gestão de processos, projetos e pessoas.

As crises ocorrem em todos os tipos de organizações, e a maneira como são tratadas pode ter um impacto significativo na percepção pública. 

A fim de administrar uma crise com eficácia, as organizações precisam de departamentos de TI fortes e robustos que estejam preparados com as ferramentas necessárias para responder com agilidade e assertividade.

Possuir  experiência em gerenciamento de crises de TI o ajudará a se preparar para crises potenciais e mostrará aos empregadores a sua habilidade de lidar com situações estressantes.

Ter conhecimento e experiência com esses episódios o posicionará para o sucesso neste setor. 

As crises de TI podem ser assustadoras, mas também representam uma oportunidade para você demonstrar sua habilidade técnica e potencial de liderança.