Saiba como a contratação de serviços de TI ajuda a sua carreira e a de seus colaboradores

Um dos maiores objetivos de um negócio é se manter competitivo no mercado atual. No meio de tanta concorrência, se destaca quem conquista maiores rentabilidades e estabelece relacionamentos duradouros com os clientes. Pensando neste sentido, para que a sua empresa possa se destacar dos concorrentes, é necessário inovar e, principalmente, reduzir custos internos. 

Nesse quesito, pode ser muito vantajoso apostar nos serviços de TI, que não apenas oferecem modernidade, estratégia e tecnologia aos processos internos, mas também interferem de forma positiva nos custos.

Quer saber mais detalhes? Então, confira o nosso texto abaixo: 

Afinal, o que são serviços de TI?

Em geral, podemos definir que os serviços de TI são basicamente um conjunto de atividades que envolvem infraestrutura, banco de dados,  aplicação, redes, cloud, backup, entre outros, relacionadas a serviços que são conduzidos em um ambiente de tecnologia da empresa por especialistas em cada solução. 

Essas atividades  visam suportar e gerenciar informações e auxiliam nas análises de resultado de tarefas realizadas por colaboradores, apoiam a decisão dos gestores, assim como a sustentação das ferramentas utilizadas por eles, e acabam melhorando a experiência do cliente final.

Os serviços de TI agregam inteligência e valor aos negócios, suportam o desenvolvimento tecnológico para que as necessidades dos colaboradores e clientes sejam atendidas. 

Qual é a importância do serviço de TI?

Muito se fala sobre a questão da produtividade no ambiente laboral. Afinal, quanto mais produtiva uma empresa for, mais entrega ela oferece ao mercado. No entanto, diversas situações podem acabar interrompendo esse objetivo no dia a dia de uma empresa, impedindo o desenvolvimento das atividades e os resultados almejados, como por exemplo:

  • Ruídos na comunicação interna (endomarketing);
  • Computadores e equipamentos de trabalhos extremamente lentos ou obsoletos;
  • Dificuldade de verba para investir em novas tecnologias e processos para a empresa;
  • Falta de organização dos setores, interferindo gravemente no crescimento e autoridade de marca da empresa no seu mercado de atuação.

Além disso, é importante levar em consideração que para facilitar todos esses processos, a questão da qualidade precisa ser o ponto-chave e deve ser preservada em quaisquer atividades dentro da empresa.

Ao se manter atualizados com as novas tecnologias e tendências de mercado, os profissionais que oferecem serviços de TI sempre propõem melhorias em âmbitos táticos, estratégicos e até mesmo operacionais.

Mediante as consequências que o mercado sofreu em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), reinventar-se em um período pós-pandemia é crucial para gerar inovação! Por este motivo, esse suporte começou a ser visto pelas empresas como um excelente aliado, pois podem garantir a estrutura de negócios e o desenvolvimento que elas precisam.

Sem contar que o serviço também oferece ferramentas colaborativas e, principalmente, a segurança dos dados. Portanto, negócios que investem em tecnologia tendem a crescer cerca de 60% a mais na receita, de acordo com pesquisas realizadas pela TNS Research.

Nessa pesquisa, foram feitas comparações de organizações que levam em consideração a questão da inovação, apontando diferentes resultados de processos, custos e ganhos em relação àquelas que investem em novas tecnologias.

Principais vantagens dos serviços de TI para seus colaboradores

Agora que você conhece o conceito e a importância dos serviços de TI para uma corporação, está na hora de nos atentarmos às suas principais vantagens para os colaboradores:

1. Comunicação otimizada e centralizada no ambiente interno

Em geral, os serviços de TI possibilitam uma comunicação mais eficiente, centralizada e otimizada entre os colaboradores de uma empresa. De forma prática, as informações e dados que são disponibilizados em diversos canais comunicativos tendem a otimizar o fluxo de trabalho nas equipes internas. Assim, tendo como base as ferramentas oferecidas pela TI, o ambiente corporativo se torna muito mais leve, prático e dinâmico.

Observamos também um cenário ainda mais favorável para serviços internos como help desk, chats integrados, e-mails, softwares colaborativos, entre outros. No entanto, sabemos que a gestão empresarial deve se atentar à motivação dos colaboradores, incentivando-os com treinamentos, cursos, palestras e outros processos relacionados para que possam adquirir novas habilidades e competências.

Assim, diversos profissionais que não possuem o conhecimento necessário para administrar uma ferramenta, os serviços de TI podem ser essenciais para auxiliá-los nesse aprendizado, e também para lidar com as demandas tecnológicas necessárias para oferecer treinamentos, cursos, workshops e eventos internos de desenvolvimento profissional.

2. Padronização de processos

Observando a necessidade de manter a infraestrutura, aplicações e a segurança de dados  atualizados, os profissionais de TI são extremamente procurados para oferecer a execução de tarefas especializadas para a corporação. Logo, entendemos que o objetivo é único: fazer com que a empresa não pare e evolua com consistência!

Então, para evitar qualquer tipo de estresse, os navegadores de internet, dispositivos e ferramentas tendem a ser padronizados, com o simples objetivo de oferecer produtividade de forma igual para os colaboradores.

Principais vantagens dos serviços de TI para as organizações

Partindo da questão de que colaboradores e clientes conseguem obter excelentes vantagens com os serviços de TI, podemos presumir que, de forma macro, a empresa é a principal beneficiada com essa adoção. Vamos conferir algumas vantagens abaixo: 

1. Redução de custos

Sabemos que a receita de um negócio é sempre levada em consideração, uma vez que precisa apresentar um ROI positivo. Logo, buscar formas de reduzir custos tende a ser uma grande necessidade.

Para pequenas e micro empresas esse processo pode ser um desafio, uma vez que o custo-benefício sempre é considerável. Com o surgimento de novas tecnologias, o empreendedorismo acabou se reinventando, integrando-se às soluções digitais.

Dessa forma, hoje conseguimos realizar a manipulação de dados de maneira praticamente remota, com o auxílio da Cloud Computing — ou computação em nuvem. Essa tecnologia veio para facilitar diversos processos, já que, quando usufruímos das ferramentas disponíveis, o usuário tende a não se preocupar mais  com energia e armazenamento. Logo, é totalmente possível reduzir custos e mitigar prejuízos com o apoio de soluções preventivas.

Sem contar na melhora da segurança, contribuindo para que não haja queda constante de serviços, perdas de arquivos ou até mesmo vazamentos. Os serviços de TI que serão desenvolvidos para a empresa irão realizar a proteção de todos os arquivos, tornando-os mais protegidos e seguros.

2. Planejamento

Ao estruturar o planejamento estratégico de um negócio, o objetivo é garantir a capacidade de alinhar orçamentos, recursos e oportunidades. Nesse ponto, os serviços de TI podem entrar em cena para auxiliar com o direcionamento da corporação em relação aos resultados que desejam alcançar, seja a curto, médio ou a longo prazo. 

A tecnologia nos dias atuais, oferece a oportunidade de criar uma infraestrutura empresarial completa, com a capacidade de buscar ações mais assertivas através da identificação de oportunidades. Em meio a um contexto digital, plataformas e recursos precisam ser exploradas com bastante afinco para executar os planejamentos previamente formulados pela corporação.

Essas atividades são algumas das principais características que os serviços modernos de TI tendem a oferecer aos negócios, uma vez que se preocupam efetivamente com o sucesso e futuro da marca, e desejam que seus clientes alcancem grandes espaços no cenário mercadológico atual. Afinal, é notório que a tendência de processos para o futuro seja cada vez mais tecnológica. Portanto, quem não conseguir se adequar a esses novos moldes, provavelmente ficará no passado.

Principais tendências em Serviços de TI para as empresas

1. Computação em nuvem

Antes de tudo, é preciso esclarecer que essa tem sido uma solução utilizada há algum tempo no mercado de TI e implementada nos negócios. Sendo, também, uma das principais tendências para o futuro, já que aplicações modernas podem ser criadas e integradas em nuvem.

Portanto, quando a cloud computing é bem encaixada em uma corporação, a tecnologia permite a relevância e praticidade nas estratégias de TI. No contexto atual, percebemos que já existem diversos recursos disponíveis em nuvem, tornando os processos mais eficientes e otimizados. Um exemplo a citar disso é o famoso “backup como serviço”, que pode ser feito em nuvem e de forma totalmente segura.

Assim, enxergamos que uma das maiores vantagens da computação em nuvem é justamente a redução de custos com manutenções tradicionais dentro da corporação, como hardwares obsoletos. Os dados agora são criptografados e guardados em nuvem, sem precisar de muitos equipamentos para acessá-los.

2. AI (Inteligência Artificial)

Não muito diferente da Cloud Computing, a inteligência artificial tem sido tendência no mercado há um bom tempo. Nos contextos atuais, podemos encontrar sistemas extremamente inteligentes com diferentes objetivos para o dia a dia de uma corporação.

A inteligência artificial estará cada vez mais dentro das empresas para executar tarefas e comandos de forma automatizada, sem a   necessidade de operação humana. Com isso, teremos a redução de falhas que tendem a ser cometidas, e dessa forma, elevar o nível de produção do trabalho interno a um patamar ainda mais escalável.

3. Base de Conhecimento

Outra tendência para a tecnologia da informação é a base de conhecimento. Esse processo consiste em tecnologias que juntam todas as informações necessárias para solucionar dúvidas de forma automatizada. Em outras palavras, estamos falando de uma plataforma que não precisa de intervenção humana.

O cliente acessa e fala com Chatbots regidos por um banco de dados com conhecimento acumulado. Nessa base, é possível perguntas sobre produtos, serviços, soluções, diretrizes, entre outros tópicos importantes.

4. Big Data

Não menos importante do que as principais tendências citadas acima é a continuidade dos serviços de Big Data — sobretudo em diferentes tipos de setores. Nos contextos atuais, já podemos ver claramente o Big Data atuando na educação, no marketing, na saúde e entre outras áreas de mercado.

Trata-se de uma tecnologia que ajuda empresas a compreenderem o comportamento de seus consumidores no mercado. E sem dúvidas, entender as principais necessidades, objeções e perspectivas em relação aos produtos e serviços oferecidos em nossa empresa é crucial para entregar ofertas de valor.

Logo, mesmo que se trate de uma tecnologia usada há algum tempo, podemos perceber que se torna a cada dia uma tendência para o futuro, uma vez que trabalha bastante em processos digitais, de forma independente, sem a necessidade de ação humana em suas análises mercadológicas.

A Tecnologia da Informação pode oferecer diversos serviços para diferentes áreas de uma  empresa, conduzindo  atividades de maneira eficiente e estratégica.

Dessa forma, os serviços de TI são cruciais para o desenvolvimento e competitividade de uma empresa no mercado. Além de reduzir custos — uma vez que a atuação da TI enxuta atividades e se tratando da terceirização, não existe a necessidade de criar todo um setor tecnológico nas instalações da empresa — garantindo mais chances de oferecer produtos e serviços de valor aos clientes.

Agora que você entendeu o conceito da TI e como os serviços contratados dessa área podem garantir resultados internos eficientes, tanto para os próprios colaboradores, quanto para a empresa de forma geral, envie uma mensagem para a OTG e saiba como podemos te ajudar a crescer ainda mais!