Qual a importância do armazenamento em Cloud?

Embora ainda existam desconfianças  em relação à segurança das informações  quando falamos de armazenamento em Cloud (ou em nuvem), esse método é de extrema importância justamente quando falamos  sobre garantir a segurança dos dados. Além disso, ter o espaço necessário para guardar arquivos importantes como imagens, vídeos,  documentos entre outros, auxilia com questões de capacidade, tempo de retenção, conformidade e aplicação de políticas de segurança. 

Há alguns anos, não imaginávamos ser capazes de editar, clonar, eliminar e até mesmo compartilhar os documentos através do e-mail, acessando este material através de um simples dispositivo, como um celular ou notebook.

Mas afinal, como surgiu o conceito de nuvem? 

As principais empresas responsáveis pelos sistemas de armazenamento em Cloud são a Microsoft, Google e Apple. Essas, por sua vez, são encarregadas de permitir a ligação de milhões de servidores, 24h por dia, em todos os dias da semana. 

Com isso, a eficiência das máquinas serve para garantir a disponibilidade aos usuários.

Faça o backup!

Essa rotina simples é essencial para evitar riscos diante situações inesperadas. Os documentos armazenados na nuvem, protegidos por senhas ou autenticação multifator e replicados em mais de um local,  manterão os dados seguros e reduzirão os riscos de perder as informações. Principalmente quando precisar lidar com a quebra de aparelho ou também em caso de furtos.

Para aqueles que em seu dia-a-dia precisam acessar trabalhos importantes e possuem a necessidade de um cuidado mais específico, salvar em Cloud é indispensável. Além disso, quando um documento está salvo em Cloud diminui os riscos de invasão por hackers, ou até mesmo vírus, se tomadas as devidas providências.

Mais espaço no HD

Imagine a tranquilidade de saber que todos os seus arquivos, bem como imagens e vídeos estejam completamente a salvo e sem ocupar espaço no HD, pois estão salvos em nuvem. 

Utilizar suportes físicos, como mídias externas para complementar o armazenamento, também poderá diminuir consideravelmente. E, por fim, se o espaço liberado ainda não for o necessário, o usuário poderá contratar mais um plano.

Maior mobilidade

Ao adquirir um plano de armazenamento, todas as atividades podem ser executadas apenas fazendo o uso da internet e um navegador. Não havendo mais a necessidade de carregar muitos equipamentos, para conseguir ter acesso aos seus arquivos.

Em resumo, essa mobilidade é um dos pontos positivos quando analisamos as vantagens de contratar um plano de armazenamento em Cloud. São inúmeros os seus benefícios, o que permite ao usuário contar com toda a praticidade que esse mecanismo oferece.

A segurança da nuvem é realmente interessante e muito valiosa nos dias de hoje! Quer saber mais sobre como aplicar a segurança necessária para a sua empresa?  Entre em contato com a OTG e conheça todas as vantagens do nosso suporte.