Quais são os desafios em contratar um profissional de TI?

A Tecnologia da Informação está em constante evolução. A cada ano, surgem novas alternativas para melhorias dos procedimentos empresariais. Porém, dentro desse contexto, a demanda ainda é muito menor do que a oferta, dificultando a busca das empresas por profissionais que estejam realmente qualificados para assumir uma posição que esteja de acordo com o que o mercado deseja.

Novas linguagens de programação aparecem continuamente e a expectativa do que os recrutadores esperam de um profissional de TI, pode variar de acordo com cada segmento estabelecido pelo setor. Por exemplo, quando falamos de um Analista de Dados, é esperado que ele aprenda linguagens como Python e R aliadas a uma ferramenta de Business Intelligence, enquanto que um Desenvolvedor FrontEnd utiliza HTML, CSS e Javascript, para criar a parte visual de um site, em conjunto com os frameworks que serão utilizados durante esses processos. 

Com este cenário em vista, esses profissionais podem ter a possibilidade de escolher em qual empresa querem trabalhar. Ou seja, eles não precisam agarrar o primeiro emprego que lhes aparecer. Portanto, ser uma empresa que se destaca no ramo é essencial para conseguir contratar um profissional de TI qualificado.

Entende-se por este termo, aqueles com um perfil técnico, capacidade analítica e estratégica desenvolvidas. Esses profissionais possuem grande conhecimento, precisam interpretar as informações, transformando-as em estratégia para o negócio.

Como dissemos anteriormente, os desafios no que concerne a isso é grande, já que a oferta é maior do que a procura. De acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), em 2021 foram contratados cerca de 52 mil novos profissionais de TI no Brasil. Para suprir a demanda do mercado, seria necessário ter pelo menos 70 mil profissionais de TI a cada ano, até 2024. E isto parece bem longe de acontecer.

Como se destacar entre as empresas de TI?

Evite processos de recrutamento longos

Uma coisa que se torna um grande obstáculo para a contratação desses profissionais são os longos processos de recrutamento.

É inegável que esses processos precisam ser rápidos, pois geralmente a demora desanima os candidatos. Isso porque o mercado tem várias vagas nessa área, então, o profissional  pode conseguir outras oportunidades com processos mais rápidos. E com isso, já iniciar o trabalho. Portanto, elaborar junto ao RH de sua empresa um processo de recrutamento voltado para a metodologia ágil, pode facilitar na busca por esses profissionais, buscando uma visão mais estratégica e otimizada.

Foco em profissionais com visão estratégica alta

Profissionais que vão além das habilidades técnicas, ou seja, que conseguem entender o impacto que o TI traz para uma empresa, trabalhando estrategicamente, é algo difícil de encontrar. Investir em capacitação profissional pode ser uma boa saída para as empresas.

Descrição problemática da vaga

As diversas áreas dentro da TI possuem exigências muito específicas. Muitas vezes as empresas não descrevem bem o que elas esperam de um profissional e isso acaba afastando os profissionais ao invés de interessá-los na proposta de trabalho.

Desse modo, o setor do RH pode ter dúvidas na hora de descrever quais são as suas expectativas sobre o profissional ideal para a sua empresa. Portanto, verifique as especificações da vaga  com o gestor técnico, para assim, evitar essa problemática.

Benefícios pouco atrativos

É óbvio que com a alta procura dos profissionais de TI no mercado, estes tendem a se tornar mais exigentes. E isso é justo, pois o trabalho é uma via de mão dupla.

Então, com isso, um dos desafios das empresas é oferecer benefícios mais atrativos para estes profissionais. A falta de um plano de carreira que seja estruturado ou ainda, pouco incentivo, por exemplo, podem com certeza ser um obstáculo para contratar este profissional.

Reter o profissional de TI

Manter os profissionais de TI na empresa acaba sendo um desafio porque, como vínhamos dizendo, a procura por este profissional é muito grande. Portanto, as empresas devem se preparar para manter a satisfação, motivação e comprometimento deste profissional. E não apenas se preocupar em contratar um perfil que seja ideal para a sua empresa, mas também retê-lo.

Conclusão

Listamos neste texto algumas das dificuldades enfrentadas na hora de contratar um bom profissional de TI. É importante que a empresa desenvolva uma estratégia específica para os profissionais, oferecendo-lhe melhores benefícios, não só em termos salariais, mas também cultural e com isso, se destacar no ramo.

Desenvolver processos seletivos mais ágeis, começando por uma boa descrição da vaga, também fecha as brechas de não perder esses profissionais tão requisitados de vista. Contratar um profissional pode ser desafiador em muitos sentidos, porém entendendo bem sobre os processos, realizando uma pesquisa sobre quem são eles, e o que eles buscam, certamente o sucesso é garantido.

Se o assunto sobre os desafios de contratar um profissional de TI chamou sua atenção, envie uma mensagem para a OTG! Iremos te ajudar a responder todas as suas dúvidas!