Pare de Apagar Incêndio e Controle seus Projetos

Não é novidade para ninguém da área que o departamento de TI deixou de ser apenas uma área de manutenção e tomou lugar de destaque na estratégica e de inteligência de mercado de uma empresa.

Atuando junto a todos os departamentos, a área de TI possui responsabilidades como gestão do armazenamento de informações e disponibilidade de sistemas. Devido a essas responsabilidades técnicas, é provável que outros setores vejam o departamento a ser acionado apenas quando um problema acontece. Um dos papéis fundamentais do gestor da área é justamente mudar essa imagem.

Para uma área de TI seja bem-sucedida, o gestor deve criar indicadores de desempenho corretos, conforme as necessidades reais da empresa. É aqui que surge as seguintes questões, que podem se tornar indicadores importantes: quanto tempo o departamento de TI perde resolvendo problemas, imprevistos ou reclamações? Quanto tempo o mesmo departamento está dedicando a projetos e os concluindo no tempo previsto?

A produtividade se beneficia da organização. Além disso, a sensação de estar realmente contribuindo para a empresa é muito maior quando seus colaboradores não estão apenas apagando incêndios.

Gestão de crises deve ser otimizada. Muito dos problemas de TI já são conhecidos e até mesmo esperados. Cabe a TI já ter planos com antecedência para como solucionar. Falamos sobre isso no artigo O que é Gestão de Crise em TI e como ele influencia em sua carreira?

Não espere o incêndio para resolver

A melhor forma de combater um incêndio é evitar que ele aconteça. Muitas pessoas creem que apenas uma boa política de backup seja o suficiente para proteger seus sistemas de qualquer imprevistos. Além das tecnologias e rotinas de backup, é importante manter uma rotina de manutenção preventiva em relação ao seu Data Center e não apenas realizar manutenção apenas de forma corretiva. Além disso, o Monitoramento de todos seus ativos é a maneira mais efetiva de prevenir problemas conhecidos. Outro artigo interessante que pode te ajudar com isso é Cuide da Manutenção Preventiva de seu Data Center.

Terceirize serviços

Esta parte é importante pois pode aumentar sua produtividade e ainda reduzir seus custos. Para as empresas novatas no assunto, isto pode ser um verdadeiro desafio, pois faz-se necessário uma análise muito minuciosa e crítica entre os possíveis fornecedores do serviço, e por não possuírem experiência, por vezes não conseguem prever todos os pontos a serem analisados. A empresa terceira é uma aliada do seu departamento. Ela estará ao seu lado nos momentos de crise e será responsável por manter seu sistema disponível enquanto você foca em seus projetos relevantes. Neste artigo te ajudamos a Como escolher a melhor empresa para manutenção e suporte dos servidores de seu Data Center.

É importante lembrar: serviços como monitoramento agregado à manutenção, gestão de equipamentos em garantia, técnico residente e analistas de softwares podem ser contratados de forma conjunta, otimizando o seu orçamento.

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