Os desafios de contratar profissionais de tecnologia

Embora o avanço da tecnologia tenha despontado como um dos fatores mais importantes para suprir a busca por profissionais da área de TI, encontrar candidatos realmente qualificados se converteu em grande desafio para as equipes de RH.

Elaborar estratégias certeiras, investindo na geração de talentos para compor o quadro das empresas, se tornou essencial para filtrar candidatos, assim como, obter resultados favoráveis quanto às dificuldades de retenção. Solucionar esses problemas pode ser um pouco menos doloroso, a partir do momento em que se tem uma direção de como lidar com adversidades que podem surgir.

Abaixo, iremos abordar um pouco mais sobre esses desafios nos processos de recrutamento de profissionais da área de TI, assim como fornecer algumas respostas do que pode ser levado em consideração na hora de encontrar candidatos valorosos para compor uma equipe de excelência. 

Perfis raros e a carência no mercado

A alta procura por talentos da área de TI, levou a uma mudança acelerada no ramo da tecnologia, exigindo um conhecimento avançado em relação às necessidades das vagas no mercado. Porém, um dos grandes problemas enfrentados pelos recrutadores está no fato de que a média de profissionais formados não condiz com a real demanda do mercado de trabalho, levando a um grande desfalque.

Desse modo, a alta procura por talentos da área de TI, em oposição com a baixa oferta de serviços, exige um conhecimento avançado em relação às necessidades das vagas no mercado. 

Como resultado, o gerenciamento de dados passou a ser realizado, nos últimos anos, de modo completamente digital, levando a tecnologia a ser considerada um fator essencial para a elaboração de melhores estratégias para as tomadas de decisões.

Por sua capacidade analítica, os profissionais de perfil técnico costumam ser mais disputados e difíceis de encontrar durante os processos de seleção. Pois além de precisarem ter habilidades essenciais de compreensão a respeito dos impactos das ações de TI de uma empresa, também necessitam, por exemplo, de conhecimento para elaborar as melhores estratégias através das análises de dados. 

Profissionais qualificados

Considerados grandes candidatos em potencial, por conta da capacidade de evoluir e aprender novos procedimentos, esses profissionais andam lado a lado com as principais mudanças exigidas pela tecnologia e pelas demandas dos clientes.

De modo a melhorar o processo de seleção, oferecendo testes e procedimentos capazes de avaliar corretamente os candidatos, equipes de RH também podem contar com desenvolvedores que possuem habilidades avançadas. Alguns fatores que também colaboram para isto, são os candidatos que analisam diversas ofertas e escolhem aquela que se encaixa melhor às suas próprias necessidades. Assim como, a rapidez com que algumas empresas preenchem o seu quadro com esses profissionais. 

Por isto, é muito importante que a equipe defina como este processo será realizado e qual tipo de profissional irá contemplar, optando por criar vagas internas ou externas. Preencher cargos de grande responsabilidade é um fator determinante aliado com a busca por especialistas de perfis raros. 

Retenção dos profissionais

A inovação da tecnologia, além de abrir o leque de possibilidades, também trouxe grandes índices de mudanças que exigem de um profissional uma capacidade adaptativa cada vez mais rápida e frenética.

Sendo assim, é importante que as empresas avaliem a necessidade de disponibilizar treinamentos para o desenvolvimento dos profissionais, pensando exatamente nos resultados futuros da empresa. Além do investimento em capacitação, contar com a oferta de recursos necessários para o bom exercício das funções do profissional, o manterá engajado e motivado após a contratação.

Processo de Terceirização

O processo de terceirização é conhecido pela sigla BPO, ou Business Process Outsourcing. Basicamente, representa a contratação de profissionais ou empresas terceirizadas para tratar de assuntos específicos da empresa, garantindo os melhores resultados. 

É considerado um fator positivo, trazendo benefícios como a agilidade na implementação de novas tecnologias, a redução dos custos de infraestrutura, responsabilidade na segurança de dados e manutenção da equipe de profissionais.

Conclusão

Melhorar os processos de contratação de sua empresa pode parecer um desafio. Porém, a partir do momento em que o planejamento é bem estruturado, com as estratégias corretas, encontrar candidatos que se alinhem a vaga se torna bem menos preocupante. Cabe ao RH, definir as necessidades da empresa e então desenvolver o processo necessário para preencher as vagas.

Não sabe exatamente por onde começar? Entre em contato com a OTG e fale com um de nossos consultores! Podemos te auxiliar nesta jornada de crescimento!