O futuro dos data centers: a TI Hibrida

Com o impacto dos serviços de cloud, muitas empresas estão adotando a nuvem como estratégia primária. Entretanto, não são todas as aplicações e cargas de trabalho que podem se beneficiar da nuvem. 

Uma tendência de mercado é distribuir as cargas de trabalho entre servidores locais e externos. Surge assim a TI Híbrida.

A ideia então é alocar aplicações e trabalhos locais onde eles se encaixam melhor e podem entregar o melhor resultado possível para o negócio.

Alocar recursos nessa maneira híbrida é uma estratégia de maximizar o valor do negócio, incorporando uma combinação de infraestrutura local e serviços como nuvem.

Essa orquestra de informação deve ser regida de forma coerente com o negócio. Tendo isso em vista, o gestor de TI que trabalha em um ambiente híbrido deve se dedicar a montar uma equipe técnica forte, multidisciplinar, com habilidades de decisão e estratégia, para definir quais serviços incorporar. 

Justamente pelas opções variadas, seu time não pode ser composto por diversos especialistas em apenas uma área específica. 

Devido a preocupações com aplicações de missão crítica, LGPD, etc. as companhias ainda devem executar algumas operações localmente, enquanto alguns aplicativos menos críticos rodam na nuvem. 

O gestor de TI terá a difícil missão de equilibrar a eficiência de seus serviços e novas tecnologias com a redução de custos. 

O artigo “The Future of Enterprise Data Centers — What’s Next” publicado pela Gartner, em 2019, parte da ideia de que em 2025 o número de micro data centers irão quadruplicar, devido ao avanço de tecnologias como 5g, novas baterias e diversos avanços de softwares.

Também é possível observar que em 2025 os data centers terão cinco vezes mais capacidade computacional por metro quadrado que hoje.

Tendo isso em mente, o gestor de TI moderno deve procurar qualificações para acompanhar essa tendência de  mercado e se manter atualizado. Se quiser saber mais, se inscreva para receber nossa newsletter semanalmente!

Utilizamos equipamentos de alta tecnologia que formatam fisicamente os discos impossibilitando quaisquer tipos de recuperação de dados. Caso necessário, estamos à sua disposição.

Precisa de ajuda?
Nos envie uma mensagem!

Contato