NOC e sua importância para a disponibilidade de seu sistema

Como dito no artigo Monitoramento de Data Center: o serviço que se tornou indispensável, mesmo fora de uma crise (COVID-19) como a que estamos vivendo, os serviços de monitoramento e administração de ambientes são essenciais para a disponibilidade de seus sistemas. Parte fundamental desses serviços é o NOC.

Os Network Operations Centers (NOCs) são centros a partir dos quais uma organização suporta sua rede de computadores e infraestrutura de telecomunicações, detecta e resolve incidentes de infraestrutura de TI e, finalmente, garante a disponibilidade do Data Center.

Às vezes, eles ficam no data center, às vezes externo.

O objetivo é manter a disponibilidade da rede e do data center 24×7. E esse objetivo sempre pode ser alcançado. Mas os problemas podem aparecer quando as organizações tentam alcançá-lo sem um planejamento adequado.

Confira nesse artigo os benefícios de um Monitoramento profissional através de um NOC, bem como dicas sobre como utilizar melhor os recursos de TI internos e externos para reduzir custos, melhorar a eficiência da equipe, reduzir o tempo de resolução e aprimorar a experiência do usuário final, principalmente nos momentos de crise.

NOC e seu Data Center

O NOC gerência alterações de infraestrutura e de procedimentos, eventos, chamadas de clientes, segurança, controle e garantia de qualidade, ferramentas de monitoramento, integração com ferramentas de clientes, relatórios e painéis e muito mais.

Tão importante quanto a tecnologia que está dentro do NOC, no entanto, são as operações e a equipe de suporte necessárias para fornecer suporte de alta qualidade.

O tamanho do NOC (sala e número de engenheiros) é tipicamente derivado do tamanho do data center e da sua importância comercial. Nem todos os data centers têm uma sala NOC com uma equipe 24/7.

Isso deixa os gerentes de data center com a opção de operar um NOC interno ou terceirizar essas funções para um terceiro, como a OTG. A primeira opção exigiria que o centro de dados ampliasse a funcionalidade interna de sua operação 24×7 existente para incluir o monitoramento da infraestrutura.

A manutenção de seu próprio NOC quase sempre exige que pelo menos duas pessoas estejam presentes o tempo todo. Isso, é claro, é oneroso em termos de pessoal, já que você precisa ter turnos rodando o tempo todo.

Os gerentes de data center precisam levar em consideração que pode não valer a pena executar um NOC, a menos que haja trabalho suficiente para manter o pessoal ocupado. Se for esse o caso, pode ser melhor terceirizar o NOC.

Da mesma forma, uma escassez de talentos internos pode mudar a equação dos custos – a contratação de funcionários experientes da NOC não será barata.

A terceirização de um NOC elimina a necessidade de possuir e manter ferramentas de software, contratar, treinar e gerenciar equipes adicionais e desenvolver fluxos de trabalho.

Se as tecnologias e os fornecedores gerenciados forem complexos e numerosos, se contratar e manter uma equipe for difícil em sua área específica ou se a gerência não tiver experiência na execução de um NOC.

Mantendo o Monitoramento Interno

Existem muitas ferramentas de monitoramento, além de softwares que podem ser usados ​​para garantir uma operação sem problemas. Isso reduz os custos, pois há menos necessidade de pessoas. Porém deve se tomar cuidado, no caso do monitoramento e gerenciamento de controles de segurança, como firewalls. Alguns data centers têm centenas de firewalls, cada um gerenciado por um conjunto de regras, e esses firewalls exigem atualização diariamente. Qualquer alteração em uma das milhares de regras em cada firewall pode levar à falta de conectividade ou tempo de inatividade do aplicativo – e isso aumenta os custos gerais.

A equipe do NOC precisa do conjunto certo de ferramentas para monitorar e resolver problemas de firewall, pois entende que a causa raiz de um problema é devido a uma alteração na segurança. Além disso, a equipe do NOC precisa garantir que as correções nas configurações do firewall não abram brechas de segurança que possam ativar vulnerabilidades na rede corporativa.

Será mais barato terceirizar ou não?

Para manter as coisas em pé de igualdade, investigue os detalhes dos preços de custo para ver quanto custará cada opção. A OTG pode te ajudar com isso.

Mas, independentemente do caminho escolhido, interno ou externo, custa dinheiro colocar um NOC lá e fornecer serviços de alta qualidade. Considere as implicações financeiras de não ter serviços adequados de NOC disponíveis. Sem eles, as taxas de disponibilidade do data center podem despencar e os recursos da equipe do data center podem ser consumidos para apagar os incêndios inevitáveis que ocorrerão.