Home Office por conta do Coronavírus? Nós podemos te ajudar!

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, está recomendada o distanciamento social, que no mundo dos negócios pode ser algo difícil de se aplicar, principalmente de maneira abrupta.

Nesse cenário, as empresas que são capazes de funcionar com funcionários alocados em suas próprias casas podem optar pelo modelo de Home Office. O problema disso, para muitas empresas, é equipar e ensinar de forma adequada seus colaboradores para este momento, já que ninguém é obrigado a ter um computador nem uma casa pronta para qualquer tipo de trabalho.

Além das dificuldades técnicas, outras dificuldades podem surgir àqueles que não estão familiarizados com este modelo de trabalho. Segue algumas dicas de como o seu trabalho em casa pode ser facilitado:

Foque nos resultados, não em horas trabalhadas

Quando trabalhos em um escritório, está definido os horários de entrada e saída. Muitas vezes trabalhando em casa você pode trabalhar mais horas que deveria, justamente por não ter aquele sentimento de “preciso ir embora”. É importante que você delimite um horário para encerrar o expediente, mesmo já estando em casa, pois no longo prazo, sua saúde mental deve estar em dia.

Alinhe as expectativas da equipe

Combine com toda sua equipe os resultados que você espera, dia a dia, de cada membro da sua equipe. O combinado não sai caro, e todos alinhados e focados na entrega, devem se organizar para manter o que foi discutido. Muitas empresas não estão familiarizadas com o modelo Home Office, e isso reflete em seus gestores. Se o gestor teme que seu funcionário “fique em casa relaxando” ele deve ser 100% transparente do que espera de cada um, assim como os colaboradores devem ser transparentes ao reportar os resultados.

Se prepare pela manhã como se estivesse indo ao escritório

Outra concepção errônea sobre o trabalho em casa é que o colaborador pode “trabalhar de pijama”. É claro que não tem nada errado com isso, caso ele não tenha contato com nenhum cliente, porém isso pode ser prejudicial para o seu psicológico e produtividade. O indicado é que você levante pela manha e mantenha sua rotina normalmente. É claro que em casa você não precisa ir tão longe como vestir um terno para trabalhar em seu quarto, porém se vestir é uma parte importante para “ligar o modo trabalho”.

Mantenha o ambiente o mais organizado possível

Quando trabalhamos em um escritório, a separação do seu local de trabalho e seu lar é evidente. Porém em um Home Office, esses ambientes muitas vezes coexistem. O importante é você manter tudo muito organizado. Se for possível, separar um cômodo apenas para o seu trabalho, assim, ao final do seu expediente, você pode fechar a porta e “deixar o trabalho” para o próximo dia. Isso evita problemas como Burnout, stress e sobrecargas.

Mantenha contato humano diário, seja por telefone ou vídeo conferências.

Outra dica para o seu psicológico. Num período que obrigatoriamente temos que nos afastar de contato presencial, é importante manter um contato com seus colegas ou clientes. Isso faz com que você esteja presente e a distância interfira menos em seus resultados.

Tem filhos?

O fechamento das escolas também está afetando o dia a dia das famílias com filhos. A dica aqui é simples. Seja realista e alinhe as expectativas com as lideranças de sua empresa. Provavelmente você não conseguira produzir tanto com os pequenos em casa, porém isso não quer dizer que seu trabalho não terá qualidade. Outra dica aqui, dependendo da idade, é incentivar as crianças a se entreterem sozinhas, com livros, jogos, etc.

Lembre-se: o momento que estamos passando é inédito, e a empresa deve ser realista ao cobrar seus funcionários, principalmente sabendo da existência de filhos.

Evite outras distrações de sua casa

Essa dica é direta para o colaborador. Estar em casa remete ao seu local de descanso, mas quando estamos trabalhando em Home Office, devemos separar as distrações do trabalho. Isso é, evitar Netflix, YouTube, Facebook, etc. Mesmo que seja “por apenas 20 minutos”, isso tira seu foco e pode prejudicar o resultado do seu trabalho, o que também implica no que foi combinado anteriormente com seu gestor.

A OTG está aqui para dar uma força para você e sua empresa. Como dito anteriormente, sabemos que não são todas as empresas que estão preparadas tecnicamente para enviar seus colaboradores para o trabalho em casa.

Para isso, estamos facilitando a modalidade de locação de notebooks, computadores all in one, servidores e storages para preparar sua infraestrutura para o usuário remoto. Tudo isso pensando em todas as empresas, independe do tamanho e do tempo de locação. Você pode preencher o formulário abaixo que entraremos em contato!