Gestão de Crise: Prepare-se para o Imprevisto

Gestão de Crise: Prepare-se para o Imprevisto

 

A área de TI se tornou indispensável na estratégia e inteligência de mercado de empresas. Entretanto, é comum que o departamento de TI seja acionado somente quando surgem problemas. Para garantir o sucesso da área, é crucial que o gestor estabeleça indicadores de desempenho adequados, alinhados às necessidades da empresa.

 

Perguntas importantes a se fazer:

  • Quanto tempo é perdido resolvendo problemas e imprevistos?
  • Quanto tempo é dedicado a projetos e sua conclusão no prazo previsto?

 

A produtividade e satisfação da equipe são beneficiadas pela organização, permitindo que os colaboradores não se limitem apenas a apagar incêndios.

Nesse cenário, a Gestão de Crises de TI desempenha um papel crucial. É fundamental que a TI otimize a gestão de crises, tendo planos antecipados para solucionar problemas conhecidos. A melhor forma de combater um incêndio é evitá-lo!

Portanto, além de uma sólida política de backup, é essencial investir em manutenção preventiva do seu Data Center. Uma rotina de cuidados com equipamentos e monitoramento constante dos ativos são fundamentais para prevenir problemas conhecidos.

O departamento de TI deve ser parte integrante dos planos de Gestão de Crise da empresa, entendendo que problemas técnicos podem ter implicações muito além da área de TI.

 

Uma crise mal gerenciada pode afetar a credibilidade da empresa como um todo.

Para se antecipar à crise, implemente diagnósticos de risco. Identificar possíveis problemas e vulnerabilidades é o primeiro passo para evitar situações adversas. 

Tenha em mente que crises acontecerão, mas estar preparado para lidar com elas minimiza seus impactos.

 

Portanto, um Plano de Contingência é essencial para uma resposta rápida e eficiente durante uma crise. Todos os colaboradores devem estar preparados e conhecer os passos a serem seguidos em caso de emergência. A agilidade na resposta pode ser a chave para evitar grandes problemas. 

 

Investir em monitoramento e sustentação é essencial

Conheça a fundo seu Data Center, saiba exatamente o que está acontecendo e esteja preparado para responder prontamente em momentos críticos.

Terceirizar serviços também pode ser uma excelente estratégia.

Contratar uma empresa especializada como aliada pode aumentar a produtividade e reduzir custos. Serviços como monitoramento, manutenção, gestão de equipamentos em garantia e suporte técnico podem ser terceirizados de forma conjunta, otimizando o orçamento.

Em resumo, a Gestão de Crise é uma abordagem estratégica para garantir a operação contínua da empresa, minimizando os impactos negativos das crises. Estar preparado, investir em prevenção e contar com parceiros especializados são fundamentais para o sucesso em momentos desafiadores.

Precisa de ajuda?
Nos envie uma mensagem!

Contato