Está na hora de falar sobre a importância do Backup em Nuvem

Mais do que nunca a segurança da informação da sua empresa, bem como acesso aos arquivos remotamente, não pode ser negligenciada. Nesse artigo, esperamos explicar 5 motivos para a sua empresa se beneficiar de um backup em nuvem, independente do cenário exterior à sua organização.

1 – Segurança no Armazenamento

O backup de suas informações em um ambiente em nuvem lhe entrega muito mais segurança do que um backup feito localmente. Os servidores que são utilizados para a nuvem sempre possuem redundância e são backupeados de forma descentralizada. É uma segurança extra que está incluso nos custos que você terá ao contratar uma empresa de nuvem.

Além disso, dependendo de como for configurado, os arquivos são enviados à nuvem e ao mesmo tempo permanece em seu local de origem. Aumentando ainda mais a redundância.

2 – Flexibilidade na Configuração

Se a necessidade de mais espaço e acessos surgir de forma repentina (como estamos vivendo no momento com o Covid-19, com o aumento da necessidade de trabalho remoto), você não precisa se preocupar. O backup em nuvem é flexível e com apenas alguns cliques você pode aumentar os recursos dedicados à sua operação.

3 – Acesso Remoto e Mobilidade

Mais uma vez, no momento que estamos vivendo, o acesso remoto e a mobilidade que encontramos em um backup na nuvem é imprescindível. Basta ter um dispositivo com acesso à internet em qualquer lugar do mundo, sua empresa pode disponibilizar seus serviços e arquivos através da nuvem a todos os colaboradores. Importante aqui uma dica de segurança: mantenha tudo protegido por senhas e aconselhe seus colaboradores a não utilizarem redes desprotegidas e públicas para o acesso a esses arquivos.

4 – Redução de Custos para sua Empresa

O backup na nuvem tende a ser mais barato por não precisar de tantos equipamentos. Você pode pagar exclusivamente por aquilo que vai utilizar, sem precisar de uma capacidade maior enquanto não está utilizando. Com seus colaboradores trabalhando remotamente, o acesso a informações e arquivos se torna mais prático, independente de onde ele estiver, também reduzindo custos de locomoção, etc.

5 – Agilidade para recuperação de Arquivos

Num evento inesperado onde você pode perder os arquivos e aplicações, o tempo de indisponibilidade é um fator importante a ser considerado. Enquanto um backup local você pode demorar a retirar as informações do backup (como troca de fitas, drives, etc), no backup na nuvem mais uma vez isso está à alguns cliques de distância.

Neste artigo ficamos apenas em 5 motivos, porém existe inúmeras outras justificativas para sua empresa partir para backup em nuvem. Aproveite o momento em que estamos vivendo para pensar na segurança da informação da sua empresa, bem como dispor de comodidade para seus colaboradores para o acesso de informações importantes no modelo Home Office.