Cuide da Manutenção Preventiva de seu Data Center

Muitas pessoas creem que apenas uma boa política de backup seja o suficiente para proteger seus sistemas de qualquer imprevistos. Além das tecnologias e rotinas de backup, é importante manter uma rotina de manutenção preventiva em relação ao seu Data Center e não apenas realizar manutenção apenas de forma corretiva.

Confira nesse artigo as vantagens de uma Manutenção Preventiva e o por quê levar esse assunto a sério.

O principal motivo da realização de uma Manutenção Preventiva é solucionar problemas antes deles afetarem a disponibilidade de seu sistema. Alguns problemas surgem em um nível superficial e ao corrigir antes de se tornar crítico evita muita dor de cabeça.

Manutenção Preventiva parte do princípio que prevenir é melhor que remediar, com ela você pode ter mais tranquilidade em seu dia-a-dia. Ao não realiza-la, você estará mais propício a enfrentar problemas como:

Queda repentina de sistema

Como abordamos no artigo Manutenção de Data Center visando a Alta Disponibilidade, um dos diversos problemas que o departamento de TI lida é a indisponibilidade do sistema. Quando ocorre uma falha, muitas vezes sua empresa pode simplesmente parar. Com uma Manutenção Preventiva você tem uma boa noção do que está Ok com seu sistema e o que pode falhar sem a devida atenção. Esse pequeno esforço pode precaver de muitos problemas que podem ocasionar a queda e indisponibilidade. 

Obsolescência de seus equipamentos

Ao passar do tempo, novas tecnologias vão surgindo e seu Data Center pode não acompanhar na mesma velocidade. Tarefas que antes eram processadas rapidamente, podem fazer seus equipamentos sentirem o peso da idade e causar lentidão em seu sistema. Uma manutenção constante, aliada ao Monitoramento, permite você observar esses casos com frequência e tomar uma decisão acertada sobre quais os próximos updates que seu Data Center precisa. Investir na qualidade das suas máquinas significa aumentar sua produtividade.

Maior dificuldade de se recuperar de problemas, inicialmente simples

É claro que não é possível evitar todos os problemas através da prevenção. Alguns casos não são observados pois o defeito não está aparente. Entretanto, todos os casos aparentes você poderá resolver sem maiores custos, evitando que o sistema fique indisponível causando quedas em seu faturamento.

Entendi a importância da manutenção preventiva, mas como aplicar em minha empresa?

A rotina de Manutenção Preventiva na sua empresa envolve todo seu departamento de TI. Empresas como a OTG fornecem soluções que auxiliam seu TI a monitorar, realizar backup e manter seu sistema funcionando! Confira os principais pontos a serem considerados em uma rotina de Manutenção Preventiva.

Monitoramento Remoto Constante

Este serviço se tornou indispensável para empresas que querem evitar prejuízos e dores de cabeça. Com esse serviço você tem o controle de forma segura de informações críticas sobre seu sistema, bem como é alertado sobre qualquer irregularidade, 24 horas por dia. Esse monitoramento em tempo real te ajuda a solucionar problemas no instante que eles acontecem, evitando maiores perdas. A OTG possui uma solução em Monitoramento que você pode conhecer aqui.

Backup

Se tratando de manutenção de equipamentos tecnológicos, não podemos nos esquecer das falhas humanas. A maioria dos casos onde o sistema para inesperadamente poderiam ser evitados caso procedimentos corretos fossem utilizados. Uma solução obrigatória em qualquer empresa é o Backup. Como já falamos nesse artigo, é possível prevenir muitos problemas, mas no caso de tudo falhar, o backup do seu sistema em outro local é essencial.

Geralmente é recomendado ao menos 2 cópias, uma local e outro na Nuvem.

Procedimentos de Recuperação de Desastre também fazem parte do planejamento de Prevenção. Para garantir a continuidade de qualquer negócio é preciso garantir a funcionalidade do sistema. Caso algo fora de nosso controle ocorra, é necessário minimizar o tempo de indisponibilidade das operações comerciais, minimizar os atrasos e garantir a restauração de operações rapidamente.

Rotina de Manutenção Regular

Para ficar bem claro: a Manutenção Preventiva não pode acontecer apenas quando alguém começa a ter algum problema de funcionalidade no seu sistema. A Manutenção Preventiva deve acontecer regularmente, com ou sem problemas, com um intervalo regular. Este intervalo vai depender da dependência da sua empresa ao sistema, em geral, este intervalo deve ser curto.

Ao contratar um serviço de Manutenção Preventiva de Data Center, não distribua as partes do sistema entre diferentes fornecedores. A compatibilidade entre suas peças é essencial para o funcionamento correto do seu sistema. Caso cada parte de seu sistema depender de uma empresa diferente, na ocasião de um problema, você perderá em velocidade de resolução. Geralmente a empresa que oferece a manutenção oferece a solução completa, já fornecendo soluções em Monitoramento Remoto, Manutenção Regular e Backups, como é o caso da OTG. 

Quer saber como escolher a melhor empresa para manutenção e suporte dos servidores de seu Data Center? Clique aqui.