Conheça as principais etapas na contratação de um profissional de TI

Independente do porte da empresa, é inegável dizer que os profissionais da área de TI se tornaram cada vez mais imprescindíveis, para garantir o sucesso de um negócio. Isso se deve ao mercado cada vez mais conectado às novas tecnologias, fazendo com que em cada equipe, seja necessário um profissional capaz de executar os serviços relacionados a essa integração, garantindo a disponibilidade das plataformas digitais.

Por conta disso, a seleção, recrutamento e contratação de profissionais de TI precisam ser feitas com muito cuidado, para avaliar os conhecimentos e capacidades dos candidatos de forma mais assertiva. Atentar-se às atualizações nesse mercado é essencial para contratar profissionais aliados aos objetivos principais da empresa. 

Pensando em ajudar trazendo uma solução mais assertiva, trouxemos algumas das principais etapas que envolvem o processo de contratação de um profissional dessa área, para que você possa se atentar e colocar em prática, observando as características ideais para a atuação dele na empresa.

Assim como acontece com outros tipos de seleção, o recrutamento de profissionais de TI também precisa estabelecer que alguns pontos e características sejam levadas em consideração para que a contratação seja bem sucedida.

Esse cuidado, por sua vez, precisa ser tomado porque os profissionais dessa área trabalham de maneira integrada a outros departamentos da empresa, demonstrando habilidades e conhecimentos técnicos suficientes para atuarem com eficiência.

Veja a seguir quais etapas envolvem a contratação de um profissional de TI e quais pontos devem ser avaliados durante esse processo. Boa leitura!

1 – Avaliação das competências técnicas

Uma das principais etapas da contratação de um profissional de TI é a avaliação das competências técnicas e comportamentais do candidato.

A equipe de recrutadores precisa avaliar essas qualificações e também as experiências dos profissionais, analisando se as habilidades são compatíveis com o que a empresa busca no momento, além de todas as características do comportamento dos candidatos participantes da seleção. Com a experiência nesse setor, é possível identificar com mais facilidade quais profissionais vão agregar um valor maior à equipe de TI da empresa.

Esses pontos devem ser observados por um especialista em recrutamento e seleção, para que os profissionais de TI sejam contratados de acordo com as demandas do setor, aplicando suas habilidades e conhecimentos em prol da empresa.

2 – Avaliação do conhecimento e experiência do profissional

A experiência do profissional de TI também é uma das principais etapas que envolvem a contratação em uma empresa. Essa análise é feita com o objetivo de criar soluções de acordo com as necessidades do negócio, ou seja, para que as experiências do profissional agreguem valor à organização, e a partir disso, traga resultados positivos.

Dessa forma, o profissional de TI precisa saber demonstrar quais soluções digitais ele atua, além de sempre estar atualizado sobre todas as mudanças e atualizações no meio da Tecnologia da Informação, criando boas experiências para a empresa.

A partir dessa avaliação, é possível observar e fazer testes de comportamentos sobre o profissional, analisando se as práticas aplicadas serão eficazes para a empresa.

3 – Observar a capacidade de gerenciar projetos

Uma das etapas principais dentro da contratação de um profissional de TI também envolve a capacidade de gerenciar projetos.

O profissional dessa área precisa executar as tarefas de acordo com as etapas de começo, meio e final das atividades. Essa capacidade é importante, pois ajuda no acompanhamento e organização dos projetos, fazendo com que todos os pedidos sejam entregues conforme o planejado.

4 – Observar a proatividade

Um profissional de TI precisa se destacar para ser contratado por uma empresa não só para resolver os problemas relacionados a esse setor, mas também evitar que os problemas se concretizem. Uma das etapas dessa contratação envolve a análise da proatividade do colaborador para trabalhar nos sistemas e nas soluções, evitando que as falhas sejam uma realidade na empresa.

A partir dessa observação, é possível analisar se o profissional contribui para a realização de projetos mais difíceis, se colocando à disposição dos superiores e de outros profissionais da empresa para ajudá-los quando necessário.

5 – Observar o relacionamento interpessoal

Para passar pelas etapas de contratação de um profissional de TI, é importante observar o relacionamento interpessoal que ele possui dentro do ambiente de trabalho, pois esse ponto é essencial para criar um clima positivo na empresa.

Ter um bom relacionamento interpessoal é importante para conseguir se comunicar com os colegas de trabalho, contribuindo para a realização de atividades e diminuindo as divergências no ambiente de trabalho.

O profissional de TI atua de forma direta na prestação de serviços, e por isso, essa habilidade é essencial para entender quais são os problemas dos clientes e proporcionar soluções de acordo com suas necessidades, evitando erros na realização dos trabalhos.

Mercado de trabalho para um profissional de TI

Com os avanços nesse setor, cada vez mais os profissionais de TI precisam se adaptar às novas tecnologias para trazer soluções aos problemas apresentados pelas empresas e pelos clientes. 

Por conta disso, esses profissionais estão sendo cada vez mais valorizados no Brasil. Esse crescimento está aumentando com o passar dos anos, principalmente pela digitalização das empresas para funcionar do trabalho remoto, quando necessário.

Com a demanda alta de profissionais nesse setor, a escassez de mão de obra tem sido uma realidade. Por conta disso, cada vez mais a contratação de profissionais tem sido rigorosa, buscando sempre colaboradores capacitados na área para aplicarem seus conhecimentos em prol da empresa.

É importante que os recrutadores das empresas coloquem técnicas eficientes em prática durante a seleção e contratação de profissionais de TI, com o objetivo de contratar os melhores candidatos e os mais eficientes para a organização, melhorando o ambiente de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

Essas etapas devem ser levadas em consideração ao contratar um profissional de TI para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a OTG e tire as suas dúvidas!