Como se prevenir da escassez de mão de obra de TI

Da criação de startups ao reconhecimento da área de TI como uma grande alavanca de desenvolvimento, as empresas começaram a perceber, nas últimas décadas, o crescimento estrondoso do setor tecnológico.

Essa expansão se tornou ainda mais palpável a partir do surgimento de importantes inovações que mudaram os rumos da computação e da própria Tecnologia da Informação, gerando o aumento no número de vagas no mercado, assim como o aparecimento de ameaças digitais que só os especialistas do setor poderiam combater.

Dessa maneira, a valorização dos profissionais de TI não pode ser considerada como um fenômeno isolado, já que a importância das ações de quem atua na área tem impactos importantes dentro da nossa sociedade.

Porém, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a TI se tornou um grande obstáculo, exigindo diversas estratégias para que as empresas consigam prevenir a escassez na procura por profissionais qualificados. No texto abaixo, confira quais procedimentos podem ser realizados para mudar esse cenário dentro da sua organização.

Procura vs. escassez: Dois grandes opostos

Dentre as profissões que oferecem uma grande quantidade de oportunidades no mercado, podemos destacar:

  • Desenvolvedor Front-End (Sênior)
  • Desenvolvedor Back-End (Pleno e Sênior)
  • Arquiteto de soluções
  • Tech Lead
  • Profissional de Segurança da Informação (Especialistas a Gerentes)
  • DevOps

É comum pensar que, se existem vagas a serem preenchidas e muitas pessoas em busca de um emprego, oportunidades não faltam. Mas o que pesa nessa situação é a falta de capacitação profissional. A maioria das empresas, inclusive, oferecem ótimos salários e benefícios e ainda assim encontram grandes dificuldades na contratação, devido à falta de qualificação.

Algumas dessas vagas são tão difíceis de serem preenchidas, que ficam disponíveis por mais de 60 dias. Como é o caso das vagas de DevOps Engineer (Development Operations Engineer), onde 59% delas permanecem abertas, assim como as de Desenvolvedor Back-End(45%) e Front-End(38%).

Sendo assim, a procura por cursos de tecnologia, sejam eles profissionalizantes ou de graduação, nunca superam a busca por profissões mais estabelecidas. Em contrapartida, a maioria das vagas disponíveis no mercado são justamente voltadas para o setor de tecnologia.

Demonstrar reconhecimento ao profissional de TI

Toda empresa que lida com processos relacionados a ativos digitais, para garantir a segurança da informação e uma boa estruturação dos dados da organização, precisa valorizar o papel do profissional de TI.

Reconhecer enquanto parte integrante das estratégias da empresa, após a contratação do profissional, pode ser fundamental para reforçar o sentimento de validação. Indo muito além de alguém que está ali para solucionar problemas, muitas vezes, de maneira imediata, também são responsáveis por aplicar as tecnologias corretas, colaborar na melhoria da gestão de processos e na tratativa com as pessoas, sejam funcionários ou clientes.

Para continuar alimentando o setor e evitar o descontentamento do funcionário, a empresa deve ficar atenta às novidades, oferecendo as condições necessárias para o profissional construir uma visão estratégica e que esteja alinhada com as necessidades da organização.

Diante de tudo o que abordamos até aqui, podemos concluir que tão importante quanto os sistemas e equipamentos, estão os profissionais da área de TI.

Se você está procurando soluções efetivas de como encontrar e manter estes profissionais em sua empresa, assim como, promover corretamente os serviços de TI, a OTG pode ser a melhor solução! Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores. Temos um grande time de profissionais de TI para fazer alocações!